O
filósofo francês Joseph De Maistre (1753-1821), crítico da
Revolução Francesa, proferiu a seguinte frase:
“CADA POVO TEM O GOVERNANTE QUE MERECE”, e quando proferida é
para
falar mal do governo, geralmente por costume sem o real conhecimento
dos fatos sobre a Administração Pública.
É curioso como percebo que muitas pessoas não sabem aonde reclamar os seus direitos como cidadão e simplesmente culpam o seu vizinho, a polícia, ou o Governo sem que o responsável pela solução se quer tenha conhecimento do fato.
Outro dia postei na rede social uma foto de uma obra de manilhamento na Rua D. Pedro II, no Bairro de Nossa Senhora de Nazareth sendo realizada pela Prefeitura de Araruama e por conta disso recebi vários comentários: alguns dizendo ser uma obra eleitoreira; outras cobrando iluminação, saneamento básico, posto de saúde, policiamento, nas ruas onde moram. Para cada uma destas solicitações existe um órgão responsável em atendê-las, mas para isso devem ser oficialmente informadas e cobradas dentro do prazo que a lei determina para as respostas.
A
lei 12527/2011, a chamada Lei
de Acesso à Informação,
obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais
(ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, empresas
públicas, autarquias etc.) a oferecer informações relacionadas às
suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.
Imagine-se,
por exemplo, tendo que retirar o lixo doméstico e juntá-lo no
quintal ou próximo a sua casa para depois queimá-lo ou dar outro
destino, por que não passa o caminhão de lixo na sua rua. Isto,
com certeza, irá deixá-lo indignado, e para chamar a atenção ao
seu problema o levará ao conhecimento de outras pessoas através das
redes sociais, programas de rádio, televisão e até mesmo
alto-falante, pois paga o seu IPTU para ter este tipo de serviço
prestado pela Prefeitura. Mas, considere-se uma pessoa com bom senso
que conhece os seus direitos e ache mais prudente e eficaz procurar
resolver o problema diretamente com o Órgão Público responsável
por planejar a coleta de lixo. O cidadão vai ao setor de protocolo
da Prefeitura e lá é informado ser a Subsecretaria de Serviços
Públicos, ligado a Secretaria Municipal de Obras, responsável pelo
planejamento e execução do serviço a qual lhe interessa, através
de uma empresa terceirizada. Então é orientando a fazer um
requerimento de informações ao Prefeito Municipal, com os dados de
sua identificação pessoal e
a especificação da informação requerida, obtendo a resposta,
devidamente fundamentada em
até 30 dias. Diante desta resposta você fará um juízo de valor e
somente então deverá emitir uma opinião a respeito do assunto,
agora pautado em razões que antes desconhecia.
Numa
determinada sociedade, a moral indica o comportamento que deve ser
considerado certo ou errado, por meio de um conjunto de normas e
regras estabelecidas, destinadas a regular as relações entre
pessoas. A forma de agir, diante das escolhas que tem, é que vai
determinar se você foi ético ou não. A sua escolha deve refletir
perante todos e objetivar o bem comum.
No
caso acima o personagem agiu com moralidade e ética, pois reagiu de
acordo com as normas impostas pela sociedade ao fazer a sua
solicitação no Órgão competente, sabendo que a sua atitude
refletirá numa melhoria dos serviços públicos em sua rua atingindo
a todos que ali residem.
Afinal,
o que todos queremos é ser ouvidos e entendidos pelos nossos
representantes eleitos para podermos usufrui de uma melhor qualidade
de vida.
Toni Saltarelli
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